Plátanus e suas folhas caducas



Os plátanos são nativas da Eurásia e da América do Norte, portanto típicas dos climas subtropical e temperado. No geral, são árvores de interesse ornamental, podendo atingir mais de 30 metros de altura. Possuem folhas lobadas que ficam avermelhadas no outono antes de caírem no inverno.
Muitas vezes, crê-se que a folha do plátano é a que está simbolizada na bandeira do Canadá, porém a folha ilustrada é a de borda vermelha. Tal confusão ocorre devido à semelhança física entre essas duas árvores pertencem a gêneros diferentes: plátano "Platanus" e bordo "Acer".
Podem chegar aos dois mil anos, possuem grande envergadura, cuja altura pode chegar aos 35 ou 40 metros, com o tronco geralmente direito, alto, com um diâmetro de até aos 3 m. Sua casca é delgada, de cor pálida cinzenta esverdeada ou amarelada, desprende-se em pequenas placas. A copa é ampla, arredondada, ainda que, com a poda, possa assumir diversas formas.
Seu efeito ornamental se dá devido às folhas caducas que cobrem o solo no inverno deixando a árvore sem folhas até a primavera quando uma nova folhagem irá surgir formando sua copa.
São resistentes ao vento, calor, poluição e se adapta a vários tipos de solo sendo muito usada em várias partes do mundo para a arborização urbana.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Caneleira ou a milenar árvore da canela