Nossa primeira riqueza natural.... Pau-brasil



"Caesalpinia achinata" ou Pau-brasil é a árvore que deu nome ao nosso país. Árvore que já foi nossa primeira riqueza natural, hoje, é quase uma raridade, e, encontra-se na lista do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis de espécies ameaçadas de extinção.

De forma nativa ocorre na mata atlântica, a partir do extremo nordeste do Brasil até o Rio de Janeiro, ou seja, nos estados do Rio Grande do NorteParaíbaPernambucoAlagoasSergipeBahiaEspírito Santo e Rio de Janeiro.

O município pernambucano de São Lourenço da Mata é considerado a capital nacional do Pau-Brasil. Também em Pernambuco está situado o único museu destinado ao pau-brasil no país, localizado no município de Glória do Goitá.

Floresce entre a primavera e o verão, produzindo cachos de flores amarelas levemente perfumadas. Os frutos são levemente avermelhados e surgem entre dezembro e maio.

Seu porte adulto dificilmente ultrapassa os 12 metros de altura e possui uma copa de porte modesto que precisa apenas de poda de formação e limpeza. 

O uso paisagístico é adequado para parques, praças e canteiros devido seu belo efeito em composição com canteiros floridos, e, atualmente, o pau-brasil tornou-se uma árvore popularmente usada como ornamental.

Afirmam alguns historiadores que o corte do pau-brasil para a obtenção de sua madeira e sua resina vermelha foi a primeira atividade econômica dos colonos portugueses na recém-descoberta Terra de Santa Cruz, no século XVI.

Tal resina era utilizada pela indústria têxtil europeia como uma alternativa aos corantes de origem terrosa e conferia aos tecidos uma cor de qualidade superior. Isto, aliado ao aproveitamento da madeira vermelha na marcenaria, criou uma demanda enorme no mercado, o que forçou uma rápida e devastadora "caça" ao pau-brasil nas matas brasileiras levando-o a escassez.

Atualmente, é baixa a presença de pau-brasil na Mata Atlântica. Inclusive, existe lei federal que considera crime o corte ilegal desta árvore.

A madeira do pau-brasil talvez seja, a mais valiosa do mundo atualmente, e. é considerada incorruptível, por não apodrecer e não ser atacada por insetos. Seu uso, dadas a escassez e a proteção, restringe-se ao fabrico de arcos de violinos, canetas e joias.

No dia 3 de maio comemora-se o Dia Nacional do Pau-brasil.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Caneleira ou a milenar árvore da canela