O cafeeiro !!!




cafeeiro, Coffea sp, é um arbusto da família Rubiaceae , da qual se conhecem 103 espécies. Destas, se colhem as sementes, com as quais se prepara a bebida estimulante conhecida como café. O cafeeiro é largamente cultivado em países tropicais, tanto para consumo próprio como para exportação para países de clima temperado
Brasil é o maior produtor e exportador mundial de café, seguido pelo Vietnã e a ColômbiaMinas Gerais é o estado com maior produção de café do Brasil o que corresponde a mais de 50% da produção nacional do produto e 17% da produção mundial. Na comparação por espécie, o município de Patrocínio (MG) é o líder em café arábica. No café robusta, o topo da lista é puxado por Jaguaré. Ambos os municípios dedicam 100% da produção a cada uma dessas espécies.
Planta de longevidade perene, de habitat terrestre, que pode medir de 2 a 5 metros na fase adulto. O cafeeiro deve ser podado a partir dos 3 metros de altura para facilitar a colheita no futuro. Em um único ano podem existir dois ou três florescimentos, já que os frutos demoram entre 6 e 14 meses para amadurecer. As flores, que aparecem no verão, são perfumadíssimas, quase tanto quanto um café passado na hora.
Apesar de seu nome científico, o café não é nativo da Arábia, e sim da África. Na Etiópia, ele ainda é até encontrado na natureza. As tribos africanas, que já conheciam o café desde a Antiguidade, moíam seus grãos e faziam uma pasta utilizada para alimentar os animais e aumentar as forças dos guerreiros. 
Seu cultivo se estendeu pelos países árabes e, a partir do século XVI, na região onde hoje é o Irã, surgiu a bebida como nós a conhecemos hoje.
Além de nos manter acordados, o consumo moderado de café previne o mal de Parkinson, a depressão, o diabetes, os cálculos biliares e o câncer de cólon. Além da cafeína, o arbusto contém vitamina B, potássio e cálcio.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Caneleira ou a milenar árvore da canela