Juniperus


Juniperus é um gênero de coníferas pertencente à família Cupressaceae, que inclui de 50 à 67 espécies de arbustos e árvores caracterizados por apresentarem tronco robusto, madeira duradoura e, em geral, excepcional longevidade. O gênero tem uma distribuição natural pelo Hemisfério Norte, desde as costas do Ártico até à região tropical da África e às regiões montanhosas da América Central. O gênero apresenta a sua máxima diversidade nas regiões de clima mediterrânico

As árvores integradas pelo gênero juniperus variam entre 20 e 40 metros de altura. Alguns arbustos assumem uma forma rastejante com longos ramos apoiados no solo. Os juniperus se diferenciam de outras coníferas por suas acículas carnosas e de fragrância agradável. No inverno, sua coloração é mais escura voltando a se tornar verde-clara na primavera


Todas as espécies são de folhagem perene, com folhas aciformes (em forma de agulha) ou escamiformes (em forma de escama), sendo comum a presença de folhas juvenis aciformes nos ramos jovens e folhas aciformes nos ramos adultos. Deve-se eliminar regularmente, desde a primavera até o final do outono, as agulhas amarelas. 
Limpar sempre a parte interna da árvore para melhor se desenvolver sua folhagem. Não temem o vento e se adaptam a todo tipo de solo, desde que, bem drenados.
A maioria das espécies floresce durante a primavera, mas em algumas a polinização ocorre no outono. A maturação da semente, em função da espécie, ocorre entre 6 e até 18 meses após a polinização.
Algumas espécies de juniperus são produtoras de excelente madeira, rija e duradoura, sendo esta conhecida como cedro
São particularmente conhecidas as peças de mobiliário com entalhes ou com gavetas feitas destes cedros, já que o seu odor é considerado como repelente de traças do papel, traças dos tecidos e outros insectos infestantes de materiais armazenados.
Em Marrocos a madeira do "Juniperus phoenicea" é utilizada para fazer copos, jarros e outros recipientes destinados a água para beber uma vez quensua resina gitran é considerada como boa para os dentes.
Alguns povos ameríndios, como os navajos, utilizam extratos de juniperus para tratar diabetes. Pequenas tábuas de madeira de juniperus também são utilizadas como revestimento de construções no norte da Europa, com destaque para a Escandinávia.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Caneleira ou a milenar árvore da canela