Flor-de-cera


Hoya carnosa, popularmente conhecida como flor-de-cera é uma trepadeira originária da Ásia e da Austrália. Floresce na primavera, com cachos de flores pequenas e carnosas, em forma de estrela, que se assemelham a flores de cera. Elas não têm um cheiro muito forte durante o dia, quase nulo. Durante a noite exalam um odor muito perfumado e doce. Quando vão chegando ao seu tempo final de vida se fecham e ficam pretas da flor até o fim do ramo.
A hoya carnosa é bastante ornamental. Muito vistosas, as flores têm tons cor-de-rosa que no centro ficam bem marcados, são pequenas e como têm hastes relativamente longas, formam uma bola mais aberta. 
As flores de cera chamam a atenção devido às belas bolas repletas de flores que surgem das hastes, criando um espetáculo a parte pois são geralmente pequenas, estreladas, parecendo açucaradas ou feitas de porcelana! Florescem todos os anos durante a primavera e são bastante duráveis. 
É uma planta perene, cuja beleza das folhas carnosas e brilhantes é bastante ornamental. Caso seja conduzida através de apoio como em pérgolas, arcos, treliças, grades, atua como trepadeira, pois o caule é como um cipó flexível. Ou ainda pendente em vasos suspensos. 
Aprecia boa luminosidade mas nunca raios solares diretos, por isso é ideal para cultivo em ambientes internos com semi-sombreamento, em vasos que não precisam ser grandes, ocupando assim pouco espaço. 
Quanto às regas, aconselha-se que o substrato possa secar um pouco antes de ser molhado novamente, pois as Hoyas não toleram encharcamento. O ideal é que se regue regularmente no verão e com menor frequência no inverno, isso porque as folhas carnosas armazenam água como reserva para períodos secos. Com relação à temperatura, preferem climas quentes, e não suportam frio muito intenso nem vento em demasia. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Caneleira ou a milenar árvore da canela