Topiária


A palavra topiaria, vem do latim topiarius e significa “a arte de adornar os jardins”. A topiaria é uma técnica avançada de jardinagem que tem por objetivo dar formas esculturais às plantas. É uma arte antiga, sua origem remonta a 500 A.C, quando foi aplicada nos jardins suspensos da Babilônia.
Sendo uma arte sofisticada, sua presença no paisagismo, está historicamente relacionada com a nobreza e o clero. Presente no jardins palacianos da Roma antiga, a arte atravessou os séculos nos monastérios e castelos medievais, e retornou com grande popularidade no renascimento, sendo elemento constante nos jardins formais ingleses, holandeses, italianos e principalmente nos franceses.
Com a revolução paisagística provocada pelos jardins informais ingleses, no século XVIII, a topiaria perdeu sua força. 
No Brasil, os jardins tropicais de Burle Marx também eram avessos às topiarias, assim como qualquer técnica que modificasse a forma natural das plantas. Mas a topiaria sobreviveu e ressurgiu nos jardins contemporâneos e minimalistas, com formas geométricas que conferem modernidade aos ambientes. 
A técnica de topiaria com podas exige alguns cuidados para não existam áreas negativas e côncavas,ou seja,, nenhuma parte da planta deve ficar sem iluminação direta do sol.
 Conclui-se que a base das esculturas deve ser mais larga que o topo, para evitar áreas falhadas. Então as formas cônicas e espirais são as mais adequadas.
Apesar de muitas plantas arbustivas se prestarem à topiaria, há algumas espécies mais indicadas como o buxinho (Buxus sempervirens), podocarpo (Podocarpus macrophyllus), tuias, cipreste (Cupressus coccinea), teixo (Taxus baccata), ligustro (Ligustrum sinense), azaléia (Rhododendron simsii), oleagno (Elaeagnus pungens), ficus (Ficus benjamina), viburno (Viburnum prunifolium), murta (Murraya paniculata) e pitósporo (Pittosporum tobira). 
As características das espécies para a prática desta técnica são: crescimento lento a moderado, longevidade, folhas firmes,duras e perenes, além de tolerância a podas freqüentes e folhagem compacta.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Caneleira ou a milenar árvore da canela