Topiária

A palavra topiaria, vem do latim topiarius e significa “a arte de adornar os jardins”. A topiaria é uma técnica avançada de jardinagem que tem por objetivo dar formas esculturais às plantas. É uma arte antiga, sua origem remonta a 500 A.C, quando foi aplicada nos jardins suspensos da Babilônia.
Sendo uma arte sofisticada, sua presença no paisagismo, está historicamente relacionada com a nobreza e o clero. Presente no jardins palacianos da Roma antiga, a arte atravessou os séculos nos monastérios e castelos medievais, e retornou com grande popularidade no renascimento, sendo elemento constante nos jardins formais ingleses, holandeses, italianos e principalmente nos franceses.
Com a revolução paisagística provocada pelos jardins informais ingleses, no século XVIII, a topiaria perdeu sua força.
No Brasil, os jardins tropicais de Burle Marx também eram avessos às topiarias, assim como qualquer técnica que modificasse a forma natural das plantas. Mas a topiaria sobreviveu e ressurgiu nos jardins contemporâneos e minimalistas, com formas geométricas que conferem modernidade aos ambientes.


As características das espécies para a prática desta técnica são: crescimento lento a moderado, longevidade, folhas firmes,duras e perenes, além de tolerância a podas freqüentes e folhagem compacta.
Comentários
Postar um comentário