Ipê Branco... Exuberante!!!
Ipê-branco "Tabebuia roseoalba" é uma árvore brasileira, descrita inicialmente em 1890 como Bignonia roseo-alba.
Seus nomes, tanto científico quanto popular, vêm do tupi-guarani: ipê significa "árvore de casca grossa" e tabebuia é "pau" ou "madeira que flutua". É uma árvore usada como ornamental, nativa do cerrado e pantanal brasileiros.
Floresce principalmente durante os meses de agosto-outubro com a planta totalmente despida da folhagem. Os frutos costumam amadurecer a partir do mês de outubro.
Trata-se de um tipo de ipê muito apreciado por sua beleza e exuberância, ficando totalmente branco durante um período muito curto, pois sua floração não dura mais do que dois dias (em geral, por volta do mês de agosto). Às vezes repete a floração por volta de setembro, porém com menor intensidade.
Além do exuberante florescimento é também admirado pela folhagem densa de cor verde azulada e a forma piramidal de sua copa. É considerada ótima para o paisagismo em geral, já sendo amplamente utilizada para este fim, e particularmente útil para a arborização de ruas e avenidas, dado ao seu porte não muito grande.
Comentários
Postar um comentário